Entretenimento

Niterói debate futuro da cultura e das políticas culturais no Brasil

A cidade de Niterói (RJ), que nos últimos anos consolidou-se como uma das referências brasileiras na promoção do acesso à cultura, sediará um encontro nacional desse setor nos dias 29 e 30 de novembro de 2018. O Seminário Cultura e Democracia será um momento de reflexão acerca dos desafios e riscos enfrentados pelas políticas públicas culturais no país, a partir do novo ciclo que se inicia. Serão realizados debates, grupos de trabalho e também atividades de formação para os gestores, produtores culturais e artistas de Niterói e do Rio de Janeiro. Todas as atividades são abertas ao público e gratuitas.

Entre os convidados estão o ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, hoje secretário municipal de Cultura em Belo Horizonte (MG) e responsável pela expansão do projeto Cultura Viva e dos Pontos de Cultura por todo o país, a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ), a professora Ivana Bentes, da escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o artista Marcelo das Histórias e o diretor teatral Marcus Galinã. Também participarão parlamentares, representantes de movimentos e coletivos culturais.

O objetivo é envolver temas como o legado das últimas décadas para as políticas de Cultura, a defesa da liberdade de expressão e a luta contra a censura na atual conjuntura, a importância dos marcos institucionais e legais do setor, conselhos, conferências e os mecanismos de participação popular. O seminário também mobilizará ativamente os agentes da cultura local. Durante o evento, acontece a posse do Conselho Municipal de Políticas Culturais que têm o desafio de estabelecer uma agenda em torno das artes e da cultura de Niterói no próximo período.

O Seminário é realizado pela Superintendência de Financiamento à Cultura (SIMFIC) da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Conselho Municipal de Políticas Culturais, com apoio de Solar do Jambeiro, Teatro Popular Oscar Niemeyer e do Caminho Niemeyer, a produção é da Contra Regras. As atividades estarão concentradas em espaços da cidade.

< Vereadores repercutem saída de médicos cubanos de Maricá Festival de grafite em Niterói <